Início da colonização: A história de uma nova terra.

sábado, 18 de junho de 2011



Logo depois do descobrimento o Brasil permaneceu abandonando por seus bons amigos portugueses que insistiam na idéia de buscar riquezas nas índias. Porem naquele momento o Brasil passa a ser visitada por comerciantes e piratas franceses que tinham o desejo de colonizar a nova terra. Com receio de perder o seu mais novo território Portugal viu-se obrigada a manifestar a sua presença de maneira mais efetiva por aqui, e achou na produção açucareira um meio de tornar mais vantajoso e economicamente favorável o seu processo colonizatório.
Então se percebeu que os índios brasileiros formavam vários grupos de culturas distintas, principalmente em relação aos portugueses. Porem o relacionamento entre eles inicialmente foi de cordialidade e de troca de produtos (escambo).
Essa colaboração por parte dos índios marcou o inicio da colonização e principalmente a exploração do pau Brasil., porém as guerras não tardaram, diferenças culturais e tentativas por parte dos portugueses em escravizar os nativos foram um das causas.
Movidos pela ganância e pelo capitalismo os brancos munidos em termos de instrumentos e armas vencem essa guerra, matando muitos índios e roubando suas terras.
Com a montagem da produção açucareira, percebeu-se que a terra era abundante, diferente da mão de obra. Então a solução encontrada foi à escravidão indígena, porém esta apresentava problemas. Então se optou pelo negro. Porque este já tinha habilidades com a agricultura e com a monocultura. A igreja católica que antes se posicionava em favor dos índios, agora se omite diante da escravidão negra. E Deste lucrativo investimento, o Brasil na metade do século XVI era o maior produtor de açúcar mundial, à custa de muito trabalho, regado a sangue e suor daqueles que tinham o seu grito de socorro sufocado pelo acoite.
Grupo 01 - Ariane, Émile, Érica, Ester, José Raian e Marília.

0 comentários:

Postar um comentário